BART 6221/74 - A HISTÓRIA DO BATALHÃO DE ARTILHARIA 6221/74 - ANGOLA 1975

sexta-feira, 13 de junho de 2014

O “MISTÉRIO” DO GUIÃO-BRASÃO DO BART 6221/74


O “MISTÉRIO” DO GUIÃO-BRASÃO 
DO BART 6221/74

Sempre me interroguei porque é que nunca vi em lado algum o “símbolo”/”bandeira”/”brasão” ou “guião” do BART 6221/74 enquanto estivemos em Angola (ou mesmo antes). Depois de ter encontrado a comunicação/convocatória de Alpoim Inácio e Eduardo Maia – no blogue Guerra do Ultramar – para o 20º Encontro Anual do Batalhão, deste ano em Peraboa, em que se exibe um Guião como sendo o do BART 6221/74, fiquei a perceber que tal Guião existia – embora seja o mesmo também atribuido a outros Batalhões, mudando apenas as designações. Isto depois de ter desenhado alguns brasões/guiões que não têm muito a ver com o simbolismo militar oficial.

Após algumas pesquisas e chatear “meio mundo” do Regimento de Artilharia do Porto (RAP2), actual Regimento de Artilharia 5 (RA5), consegui uma resposta por email, que me esclareceu por completo:

Caro Sr. Jorge Machado Dias,

Sou Sargento Chefe de Artilharia, de nome Floriano Neto, prestando serviço no Museu Militar do Porto, tendo após algumas deambulações chegado até mim a incumbência de saber se existe ou não o Guião do referido BArt.

O referido BArt existiu realmente tendo embarcado para Angola a 9 de Maio de 1975
[penso que foi a 16 e não a 9] tendo estado no Luso e em Nova Lisboa, sendo constituído pelas 1ª, 2ª e 3ª Companhias e penso que também por uma CCS.

O referido Guião não existe no RA5 (nome atual do RAP2), onde prestei serviço durante muitos anos tendo sido o responsável pela Coleção Visitável da Unidade durante vários anos, sendo por isso conhecedor de todo o espólio lá existente. Também não existe no Museu Militar do Porto (existem outros mas não esse). Existe sim no RA5 o Guião do BArt 6221/72, pelo que por analogia deste e de outros similares lá existentes julgo que o Guião que procura deve ser semelhante àquele apenas mudando o ultimo algarismo.

Sem mais,
Floriano Neto
SCH ART RES


O Guião do BART 6221/72, referido pelo Sargento Chefe Floriano Neto

Portanto, o Guião que se exibe na comunicação/convocatória de Alpoim Inácio e Eduardo Maia acima referida, é mesmo o Guião oficial do BART 6221/74. Contudo o péssimo desenho do mesmo e algumas configurações contrárias aos pressupostos da heráldica, levaram-me a redesenhar todo o “brasão”, desenho esse que apresento abaixo. Acabei mesmo por substituir o “leão” armorial do topo – com uma granada nas “mãos” –, porque o que se vê na imagem original (penso que de 1974), mais parece um cão rafeiro que um leão. O “leão” que utilizo é o mais comum nos emblemas heráldicos – não sei onde foram buscar aquele estranho animalejo para o “nosso” Guião...

O Guião que se exibe na comunicação/convocatória de Alpoim Inácio e Eduardo Maia acima referida.

O mesmo Guião redesenhado por mim...

 Dois brasões idealizados e desenhados por mim antes de saber que existia um Guião oficial...
____________________________________________________

Entretanto criei uma página no Facebook denominada:
BART 6221/74 - OS ÚLTIMOS NO LESTE DE ANGOLA 1975
A que se pode aceder clicando no link abaixo:

___________________________________________________



2 comentários:

  1. Esta história dos Guiões Militares está a dar pano para mangas... pertenci à Cart 2516 e que me recorde nunca vi nenhum Guião da minha companhia. Será que todas as Companhias que embarcaram para África tinham direito aos seus Guiões? Quem é que os fazia? Penso que Guião ou Estandarte signifiquem a mesma coisa: pequena bandeira "portátil" para identificar oficialmente uma Companhia ou um Batalhão. E crachás? Galhardetes? Brasões? E qual o nome dos emblemas que muitos militares usavam colados ao braço esquerdo das camisas? Se alguém quiser ajudar, os meus agradecimentos antecipados.

    ResponderEliminar