BART 6221/74 - A HISTÓRIA DO BATALHÃO DE ARTILHARIA 6221/74 - ANGOLA 1975

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PREÂMBULO – PARA UMA HISTÓRIA DE ANGOLA (PARTE 6) – OS “REINOS” PRIMITIVOS (2) – GRUPOS ÉTNICOS EM ANGOLA

OS GRUPOS ÉTNICOS EM ANGOLA 

Como já dissemos anteriormente, os povos Bantu deslocaram-se para o Sul de África em três fases, sendo que não o fizeram em massa. Formaram-se vários grupos que se deslocavam, durante séculos – ao longo dos primeiros mil anos da era de Cristo – e deambularam por vastas regiões da África sub-shariana até se fixarem. Desse modo entraram no território que é hoje Angola em várias fases e não todos pelas mesmas regiões: uns pelo Norte, outros pelo Leste e outros pelo Sudeste. Claro que os grupos dos bantu que se foram formando ao longo destas viagens, foram modificando as suas formas de falar (separados como estavam uns dos outros), até ficarem com diversos dialectos diferentes entre si. Daí que os grupos que entraram no actual território angolano se diversificaram em basicamente nove grupos diferentes, como se pode ver no mapa abaixo:

Mapa da distribuição das etnias de Angola. O grupo Khoisan, disperso pelo Sul é o único não bantu e representa os anteriores ocupantes do território antes da chegada dos bantu.

Assim, o “Reino” do Kongo era composto por Bakongos – que falavam a língua Kikongo – sendo que os outros “reinos” primitivos eram originários de diferentes etnias (apesar de todas com o mesmo substrato comum banto). Os “reinos” de que falaremos a seguir, Ngongo e Matamba, são de etnia Mbundu e cujo território veio a ser a origem da colónia portuguesa de Angola.

Interessante mapa (encontrado na internet) que mostra os territórios de Angola livres do domínio português até ao século XIX:


___________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário