BART 6221/74 - A HISTÓRIA DO BATALHÃO DE ARTILHARIA 6221/74 - ANGOLA 1975

quarta-feira, 7 de junho de 2017

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DO LANÇAMENTO DO LIVRO ÚLTIMOS NO LESTE DE ANGOLA

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA 
DO LANÇAMENTO DO LIVRO 
ÚLTIMOS NO LESTE DE ANGOLA
NA RETIRADA DO EXÉRCITO PORTUGUÊS EM 1975
3 de Junho de 2017

Aconteceu então o primeiro lançamento do livro Últimos no Leste de Angola – na Retirada do Exército Português em 1975, a partir das 15h00 do dia 3 de Junho passado, na Casa da Boavista da Chiado Editora. A sessão teve como oradora a Profª. Olinda Pinto (companheira do nosso camarada José Manuel da Silva) e houve lugar a leitura de excertos do livro por Laura Guimarães, Veríssimo Cabral e Adriana Magalhães.

Compareceram muitos ex-camaradas nossos do Batalhão de Artilharia 6221/74 e, para mim, foi muito reconfortante ter toda aquela gente a ouvir-nos – a mim, ao Zé Manel da Silva e ao Almerindo Figueiras – durante a apresentação. Fiquei muito satisfeito e honrado com a presença de todos aqueles antigos camaradas.

Ainda tive uma pequena “altercação” com o nosso antigo camarada, o ex-furriel Teixeira (penso que é o António José Teixeira, da 1ª Companhia), que já tinha escrito um comentário no blogue sobre a capa do livro e onde dizia que “Ainda não li o livro mas se o conteúdo tiver a ver com a capa acho que o meu batalhão não merece essa analise, da minha parte sempre tentei cumprir aquilo para que fui chamado e tenho orgulho a ter pertencido o 6221 no entanto respeito outras opiniões...” Nada de especial portanto e, se ele comprou o livro, tá desculpado, senão, acho que devia comprar e ler, mais que não seja para perceber o que andou a fazer em Angola.

O Teixeira a dizer de sua justiça... 
(imagem do video ainda não publicado)

Aqui ficam as fotos – existe também um video do evento, como disse, mas ainda não está montado nem editado. A seu tempo, será também colocado aqui no blogue.

A assistência...


 A assistência e a mesa... 

 A mesa: Laura Guimarães (uma das leitoras de trechos do livro), a representante da Chiado Editora, a Olinda Pinto, eu próprio, o Silva e o Figueiras...

 Eu aqui estava a responder ao ex-furriel Teixeira...

 Leitura de um trecho do livro por Laura Guimarães...

... outro trecho por Veríssimo Cabral...

... e o último trecho, por  Adriana Magalhães.


 Intervenção de Olinda Pinto.

Intervenção de Almerindo Figueiras.

A intervenção do Zé Manel da Silva.

Eu aqui tinha ido "verter águas"...

Depois de "verter águas" fiquei na primeira cadeira disponível. Pode parecer propositado que esta coisa de "verter águas" (refiro-me à capa do livro) tenha acompanhado o Batalhão 6221/74 até à apresentação deste livro mas... foi só coincidência.

 Sessão de autógrafos...

O Figueiras também deu autógrafos, mas não sei se o Silva também o fez...

No final, Athos, Porthos e Aramis (o D'Artagnan não aparece neste filme - ficou em Estremoz e não quis vir), todos contentinhos da vida.

___________________________________________________________

1 comentário:

  1. Meu caro amigo
    Jorge Machado Dias, fico feliz por ter conseguido finalmente publicar este livro, que quanto a mim, que tive a honra de ir acompanhando a sua criação, apresenta revelações que até aqui não tinha havido coragem para as revelar. Mesmo passados 40 anos em relação aos acontecimentos. Desejo boa venda, para recuperar o investimento. Parabéns!
    Grande abraço amigo
    José Ruy

    ResponderEliminar